Amamentar deitada, pode?

Tivemos um bate papo com a doutora Kelly Oliveira, médica pediatra, que possui o blog pediatria descomplicada. Veja nossas perguntas e o que ela respondeu.

Amamentar deitada é perigoso para o bebê?

Não, amamentar deitada pode. Isso é um grande mito. É fundamental que a mãe fique em uma posição confortável e descansada. Às vezes deitada a mãe fica insegura e pode doer dependendo de como a criança faz a pega. Principalmente na fase em que o bebê mama muito à noite, essa é uma ótima posição. Mas é importante que a mãe tome alguns cuidados. Por exemplo, verificar se o bebê não tem otite de repetição pois se ele tiver talvez piore a secreção. E, também, verificar se o bebê não tem aquela doença do refluxo gastroesofágico. Nessas duas situações talvez o amamentar deitado piore a situação do bebê.

Mas essa posição pode causar otite no bebê?

Não, amamentar deitado no peito não causa otite, mas poderia piorar caso a criança já esteja com a doença por algum outro motivo. Então, nas crianças que já tenham otite as mães devem evitar essa posição. Nesse caso, seria melhor deixar o bebê mais elevado numa posição mais sentadinha no colo da mãe ou na posição de cavalinho.

Qual a melhor posição deitada para amamentar? De lado, com o bebê na sua lateral ou de costas com o bebê em cima de você?

A melhor posição deitada para amamentar é aquela em que o bebê e a mamãe se sintam bem.  Tanto a posição lateral quanto a posição  laid back position ou biological nursing (com o bebê em cima de você) são muito boas.

Alguma dica para mamães de primeira viagem?

Uma boa dica é sempre procurar informações antes do bebê nascer sobre amamentação. Afinal, parece intuitivo mas não é bem assim. Por falta de informação muitas mães sofrem e passam por dificuldades depois que o bebê nasce. Então, se informe com o seu médico, leia bastante e seja muito feliz!

Conheça o Blog da Dra. Kelly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso ajudar?