Como ser um pai presente para seus filhos

Dicas de pai para pai
Pedimos para o Eduardo, pai da Laura (11) e da Nina (6) compartilhar as dicas mais importantes para os pais de primeira viagem – leia e compartilhe!

Leia para seus filhos – Além de estimular a imaginação deles e ajudá-los a desenvolver o hábito da leitura no futuro, essa atividade, se feita de forma cotidiana, ajudará demais a fortalecer os laços entre vocês. 

Brinque muito com seus filhos – Além de ser bom para eles, você vai se surpreender com o quanto você também se divertirá. 

Mostre interesse pelas atividades de seus filhos –  Pergunte sempre como vão as brincadeiras com os amigos, o que eles aprenderam na escola, de que têm medo, que roupa gostam de vestir. Mas preste anteção – essas conversão não podem ser “pro forma”. Criança sabe muito bem distinguir qum só pergunta “por perguntar” e quem de fato se interessa por ela. 

Mantenha a autoridade, mas seja parceiro – Pai não é amiguinho. A autoridade sempre estará na base de uma relação saúdável com seus filhos, pelo menos enquanto eles forem crianças e adolescentes. Mas isso não significa ser mandão e  depois dar as costas a eles. É possível e necessáio combinar autoridade com parceiria e amor.

Separe tempo na agenda para ficar com seus filhos – Você não conseguirá implementar as dicas acima se não estiver presente. Muitas vezes nossas agendas são lotadas e acabamos adiando aquilo que, no fundo, sabemos que é o mais importante. Pense em todas as vezes que você pagou a mensalidade da academia sem pôr o pé lá uma vez sequer ao longo do mês. Acredite: a infância de seus filhos passará muito rápido. A hora de estar ao lado deles e construir uma relação para a vida toda é agora!

Eduardo é pai da Laura, da Nina e marido da Dani – e curte o Nani nos momentos de leitura em família!

× Como posso ajudar?