Apojadura – o que você precisa saber

A apojadura é o preparo das mamas para o início da produção do leite, que, geralmente, acontece até cinco dias após o parto.

É muito comum escutar as frases “meu leite não desceu” ou “eu tive pouco leite’, mas, ao contrário do que algumas pessoas pensam, o leite não desce logo após o nascimento.

Na apojadura, isto é, quando o leite desce, as mamas ficam maiores e bem cheias – por igual – e algumas vezes quentes, sendo normal haver um pequeno fluxo de leite, começando a descer em forma de gotinhas, que é suficiente para o bebê ficar satisfeito.

apojadura
É comum o leite demorar alguns dias para descer – e isto não é motivo para dar leite artificial para o recém-nascido.

Colostro

O primeiro leite que sai, pós apojadura, é chamado de colostro e tem o papel principal de proteção do recém-nascido, pois contêm vários anticorpos, sendo conhecido como a primeira vacina. Estas características permanecem até o sétimo dia pós-parto.

Sendo assim, mesmo que o leite não desça nos primeiros dias não é necessário dar leite artificial ao bebê, pois a mãe produz o colostro.

Geralmente, a apojadura acontece até cinco dias após o parto – o que pode variar em função da quantidade de estímulo que a mama recebeu. A mãe que amamenta em livre demanda tende a acelerar a descida do leite, isto é, a apojadura acontece logo e é rápida.

O tipo de parto pode fazer diferença

Porém, a descida do leite está ligada, também, ao tipo de parto. Em caso de parto normal é comum o leite descer de 48 a 72 horas após o parto, já no caso da cesária “eletiva” (aquela agendada sem que a mãe entre em trabalho de parto), a descida do leite tende a demorar um pouco mais.

Na dificuldade ou na dúvida, não deixe de procurar uma consultora em aleitamento materno. Clique aqui para saber mais sobre o trabalho da consultora de amamentação.

** Texto com a colaboração de Gil Ramos, consultora de amamentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso ajudar?