As grávidas são mais suscetíveis ao Coronavírus?

A infectologista Rosana Richtmann, do Hospital Emílio Ribas e Maternidade Pro Matre Paulista (SP), falou à revista crescer sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação com o Corona Vírus. Pegamos o pedacinho que realmente nos interessa.

As grávidas correm mais riscos?


Ainda não se sabe muito. Não temos um número de gestantes suficientes para já fazer uma tabela e desenhar o que vai acontecer. O que prevemos é que a paciente com algum vírus respiratório no início da gestação pode ter uma complicação, como por exemplo, um aborto espontâneo.

 Gestantes com viagem marcada para países com transmissão ativa, como Itália e China, devem cancelar a viagem?

As gestantes são um grupo com o qual é preciso ter mais preocupação, pois, em teoria, podem ter um desfecho mais grave a vários tipos de infecção. Ficando no Brasil, também pode haver o risco de transmissão, mas é melhor evitar o turismo porque ele geralmente implica um maior deslocamento por áreas com grandes aglomerações. Então recomendo que esse tipo de viagem seja cancelada quando possível. 

De que maneira uma vacina contra gripe pode ajudar em um cenário de expansão do vírus?

É importante esclarecer que a vacina da gripe protege contra o vírus da gripe e não tem nenhuma proteção contra o coronavírus. Ainda não existe vacina contra o coronavírus. No entanto, antecipar a campanha de vacinação da gripe é importante, porque vai diminuir a circulação de outros vírus respiratórios.

Quer ver a entrevista na integra: Revista Crescer

grávida
As grávidas são mais suscetíveis ao Corona Vírus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso ajudar?