Receita: Pão Integral Caseiro

Crianças amam ajudar na cozinha – se tiver que colocar a mão na massa, melhor ainda! Esta receita de pão integral caseiro é simples e fácil.

Que tal fazer pão em casa?  Fazer pão é super simples, e o melhor, comer pão sem conservantes é muito saudável.  Gostam da ideia? Então vamos lá acompanhar a receita:

INGREDIENTES

receita de pão integral

pão integral caseiro

  • 3 xícaras de farinha (pode ser farinha integral, farinha branca, aveia, uma mistura das três, como preferir)
  • 1 colher de sopa (10g) de fermento biológico para pão (dica: comprar os saquinhos já com as porções individuais, pois o fermento tem a data de validade muito curta)
  • 1 xícara de água morna
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal

Coloque todos os ingredientes em uma bacia e amasse bem por, pelo menos, 10 min. Caso vá incluir as crianças no preparo, uma boa ideia pode ser colocar um pouco de farinha em uma superfície limpa e seca e amassar a massa sobre a mesma. Depois disso, cubra a massa com um pano limpo e deixe a massa descansar por 1 hora em um lugar quentinho (dica: use o timer!!).

Amasse a massa mais um pouco, e coloque na forma onde o pão será assado (pode untar antes de colocar a massa na forma e fazer uns risquinhos na massa). Cubra a massa novamente e deixe descansar novamente. Desta vez por 30 min.

Pré aqueça o forno a 225 graus e asse o pão por 35 minutos.

Agora chegou a hora de pensar no recheio: fica uma delícia com geleia, mel ou queijo. Perfeito para um café da manhã ou lanche da tarde saudável. para congelar: corte em fatias e guarde no freezer em sacos plásticos apropriados para esta finalidade.

Experimentaram a receita de pão integral? Conte pra gente como foi!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *